Borboletas
Meio Ambiente

Borboletas

Compartilhar:

Em sua incessante busca pela beleza do universo, que os antigos gregos chamavam de cosmos, palavra que dá origem a cosmético, os homens sempre foram fascinados pela beleza das borboletas. Sua imensa variedade de cores e seu movimento alegre e contínuo, quase sempre à procura de flores, fascinava homens, mulheres e crianças de diversas civilizações.

A atração foi tão forte que estes insetos multicoloridos fazem parte da mitologia de diversos povos pelo mundo afora. Os gregos antigos tinham as borboletas como personificação da alma, Psyque, o espírito imortal, uma figura feminina com asas de borboleta. Segundo aquela mitologia, quando o espírito se separa do corpo, toma a forma de uma borboleta, significando a libertação, a transformação. No Japão, elas são associadas à mulheres por sua graça e beleza, e duas borboletas significam a felicidade matrimonial. Na Nova Zelândia, os aborígenes maoris acreditam que após a morte, a alma se torna uma borboleta. O filósofo Rudolf Steiner escreveu que as borboletas são flores que se desprendem da terra, e que flores são borboletas que a terra apreendeu.

Chamadas pelos tupis de panapaná, que significa pluma alegre, as borboletas são chamadas pelos franceses de papillons, e pelos italianos de farfallas, o termo em português tem sua origem, segundo o Dicionário Aurélio, na palavra belbellita, calcada na beleza. Os antigos egípcios viam grande semelhança entre suas múmias e as crisálidas das borboletas, e sempre colocavam borboletas douradas em seus túmulos.

As borboletas, com as mariposas, fazem parte da ordem lepidóptera, nome que significa asas cobertas de escamas (do grego lepis, escamas, e pteron, asas). As escamas são as responsáveis pelas cor destes insetos, e suas quase infinitas variações. Borboletas geralmente voam durante o dia, e mariposas durante a noite. As asas das primeiras são coloridas, as das mariposas são escuras, e as antenas das primeiras são finas com dilatação nas pontas, enquanto que mariposas exibem antenas plumosas.

A ordem Lepidoptera é a segunda mais rica em espécies dos insetos, chegando ao total a 160.000 no mundo inteiro, e 26.000 descritas no Brasil. As mariposas são muito mais abundantes do que borboletas, do total acima, apenas 20.000 são borboletas, e no país, das 26.000 espécies brasileiras, apenas 3.000 são de borboletas.

Os quatro estágios de desenvolvimento dos Lepidópteros

O desenvolvimento destes insetos passa por quatro estágios distintos e começa com o ovo colocado pela fêmea, nas folhas ou flores da planta hospedeira, da qual a lagarta irá se alimentar. Alguns dias depois, e este prazo pode se alongar a 30 dias em lugares frios, nasce a lagarta, que se alimenta vorazmente para acumular energia e chegar à fase de pupa. Este estágio é o mais longo e delicado do desenvolvimento destes insetos, pois a pupa permanece imóvel, pendurada em folhas, por um período de algumas semanas a até dois anos, e durante o qual se dá a transformação de uma lagarta sem asas a uma borboleta sugadora e alada.

Durante sua fase de lagartas comedoras de folhas, algumas espécies são consideradas pragas na agricultura, como a borboleta-da-couve, a borboleta-do-maracujá, e a lagarta-da-palmeira, que ataca uma série de palmáceas em seu núcleo germinativo, de onde saem a folhas novas. Algumas lagartas, no entanto, são insetívoras, e se alimentam de pequenos insetos como pulgões, e outras se alimentam de larvas de formigas.

Vários autores e observadores da natureza chamam a atenção para a verdadeira lição de vida que é dada por estes insetos. A fase do ovo seria a fase da infância humana, a quase inconsciência. A larva seria a fase da acumulação de energia, de conhecimento e de autoestima, em preparação para a idade adulta. Já a pupa marcaria a apreensão de todo o universo relevante à pessoa, e sua seleção em motivação, consciência e sabedoria. Já a borboleta adulta tem que aprender a voar para mostrar suas asas, suas cores, seu movimento e sua graça .

E você, o que achou deste artigo? Comente abaixo.

Compartilhar:

Deixe seu comentário