O Sítio

sede (1)

O objetivo do Sítio Pindorama

O Sítio Pindorama tem por objetivo cultivar, preservar e tornar conhecidas as palmáceas, ou palmeiras, conforme o nome popular. Ali podem ser encontradas plantas do mundo inteiro, mas a preferência é dada às palmeiras brasileiras, como o Buriti, a Pupunha, a Piaçava, o Babaçu, a Carnaúba e outras.

João Guimarães Rosa, autor de “O Grande Sertão Veredas” cita o Buriti (Mauricia Flexuosa) 36 vezes naquela obra, tida como um dos maiores cem romances já escritos no mundo inteiro.

Milhões de pessoas vivem no Nordeste extraindo cera das folhas da Carnaúba. Na Bahia, milhares de pessoas na faixa litorânea do estado coletam e vendem a fibra da Piaçava, usada na confecção de vassouras, escovas e afins. Na Amazônia, o Açaí e a Pupunha saciam a fome dos amazônidas com seus frutos copiosos. No Maranhão, mais de 300 mil pessoas vivem das coletas dos cocos do Babaçu.

Infelizmente, estas plantas tão importantes a milhões de brasileiros, apesar de sua beleza, são pouco conhecidas pelos paisagistas e administradores públicos nacionais, sendo, como conseqüência, pouco conhecidas pelos brasileiros em geral. Assim, vemos dendês africanos, palmeiras imperiais colombianas, seafortias australianas, arecas africanas e outras palmeiras alienígenas plantadas ad nauseam em ruas e praças das cidades brasileiras, em prejuízo das palmeiras ligadas à cultura e à vida econômica brasileiras.

O Sítio Pindorama se propõe, assim, a sanar esta lacuna e tornar conhecidas as palmeiras brasileiras, através de sua observação direta, de explicações sobre sua importância para a subsistência de milhões de brasileiros, e o seu valor para a ecologia, principalmente a fauna das suas regiões de origem.

Semana Nacional do Meio Ambiente 2019

Na Semana Nacional do Meio Ambiente desse ano, a equipe de reportagem da TV LESTE esteve no Sítio Pindorama (Governador Valadares) para conhecer o acervo de sua fauna e flora.

trofeu sitio menor

VIII Prêmio Hugo Werneck 2017

O Sítio Pindorama foi o vencedor na categoria iniciativa individual

O "Prêmio Hugo Werneck de Sustentabilidade & Amor à Natureza” se tornou uma referência nacional, de Minas para o País. Acumula mais de 900 inscrições e indicações recebidas e 124 vencedores e homenageados.

Parte integrante do calendário institucional, empresarial e político do país, visa reconhecer, divulgar e premiar os melhores exemplos de gestão, revitalização e preservação ambiental, bem como indicações de pessoas e instituições dedicadas à causa da sustentabilidade em todo o país.